quinta-feira, 25 de novembro de 2010

"Prato feito" sobe 14,6% nos últimos 12 meses


O tradicional "PF" (prato feito) subiu quase duas vezes mais do que a inflação medida pelo IPCA em um ano. A combinação de alimentos mais procurada pelos brasileiros --o arroz com feijão acompanhado de salada, bife, batata frita e ovo frito-- teve alta de preço de 14,6% nos últimos 12 meses encerrados em outubro.

O cálculo foi feito pelo economista Jean Barbosa, da Tendências Consultoria, a pedido da Folha, com base na variação dos componentes do "prato feito" no IPCA e o peso desses produtos no principal índice de inflação. No mesmo intervalo, o índice geral subiu 5,2%. O Feijão apresentou a maior contribuição para a "inflação do PF". O feijão apresentou a maior contribuição para a "inflação do PF". O tipo carioca subiu 98% na média nos últimos 12 meses. O motivo: problemas climáticos comprometeram a produtividade e resultaram em quebra de safra.

A produção brasileira ficou em 3,15 milhões de toneladas na safra 2009/10, insuficiente para atender à demanda. O Brasil consome, por ano, cerca de 3,3 milhões de toneladas de feijão.

Nenhum comentário: