sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Procon dobra número de postos e atende a mais de 180 mil consumidores


Aos 60 anos, Leormindo de Carvalho procurou pela primeira vez, nesta quinta-feira (25), o auxílio da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/BA). O torneiro mecânico mudou de endereço e queria saber como retirar seu nome das contas da antiga residência. Depois das orientações recebidas, ele soube como agir e está satisfeito. “Eu não sabia o que fazer. Por isso, vim até aqui buscar ajuda. O atendimento esclareceu minhas dúvidas e, agora, estou tranquilo, pois sei como resolver tudo”.

Assim como Leormindo, outros 180 mil consumidores baianos foram atendidos gratuitamente pela Rede Procon da Bahia, nos últimos quatro anos. Só em 2010, até o dia 19 deste mês, foram realizados 48.193 atendimentos, 15% a mais que em 2009, dos quais 46.125 eram efetivamente sobre relação de consumo.

Estima-se que, do total de atendimentos prestados, aproximadamente 75% foram resolvidos de imediato. Nos demais casos, o Procon abriu reclamações e agendou audiências para tentativa de conciliação, que resultaram em 3.300 acordos. O aumento dos atendimentos se deu, entre outras razões, pela ampliação do número dos postos, que, este ano, passou de quatro para oito.

Encontro Estadual
Para discutir a continuidade do crescimento da rede e seus principais desafios, Salvador sedia, até esta sexta-feira (26), no Pestana Bahia Hotel, o II Encontro Estadual de Defesa do Consumidor. Promovida pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado (SJCDH), a iniciativa tem o objetivo de avaliar os avanços nas relações de consumo após 20 anos de vigência do Código de Defesa do Consumidor e pensar os desafios das próximas duas décadas.

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