domingo, 4 de setembro de 2011

As duas maiores prefeituras não tem telefone


Esta é a realidade de duas das maiores cidades da Bahia, entregues a administrações que trazem vexame para os municípios junto a empresários de outros estados. Eles não tem como entrar em contato. prefeitura de ilheus.

Se já é absurdo o cidadão, que banca as prefeituras com os impostos, ser impedido de falar com a administração, o problema se torna crime de responsabilidade quando se perde investimentos simplesmente porque os empresários de outros estados não conseguem falar com a prefeitura.

Na de Itabuna, o novo site até traz um número de telefone, escondido em letras miúdas no rodapé da página. Mas o número 3214-6300 está cortado ou não funciona. Ficamos 20 minutos seguidos ligando, só tendo sinal de ocupado.

Tentamos depois do expediente, para ver se era apenas excesso de ligações numa linha única. Não era. Em qualquer horário, só dá sinal de ocupado, como constatamos mais três vezes no dia seguinte.

No “fale com a prefeitura”, igualmente escondido no site, a página cai na versão antiga e dá erro. O site oficial (itabuna.ba.gov.br) também é inútil se a pessoa quer informações sobre as secretarias. A página delas apenas lista as existentes, mais nada.
Quem procura o telefone da prefeitura de Itabuna nas listas telefônicas descobre um número diferente, 3613-1188, que cai direto em uma máquina de fax que ninguém sabe se é mesmo do órgão.

Também encontra o número da Secretaria de Educação, 3613-1124 (ninguém atendeu em quatro tentativas em horários diferentes) e de Planejamento e Finanças, 3212-1214 (este pertence a uma oficina de carros).

Muda e surda
O site da prefeitura de Ilhéus (ilheus.ba.gov.br) estava, mais uma vez, “em manutenção”. Se conta numa mão os dias em que funcionou nos últimos anos e, quando funcionou, estava com todas as informações defasadas há meses.

No início de agosto, por exemplo, listava as notícias de dezembro e secretários titulares que foram exonerados há muito tempo, ainda em 2010.

A prefeitura da segunda maior cidade do sul da Bahia (foto) também não tem telefone nem email, causando vexames irreparáveis junto a empresários de outros estados que tentam, em vão, investir na cidade. Nas listas telefônicas, são indicados os números 3234-5050 e 3234-5154.
O primeiro na verdade pertence a uma agência de turismo, o segundo é “telefone não instalado”.
Assim como em Itabuna, quer precisa de alguma informação é obrigado a pegar o carro ou ônibus e ir pessoalmente à prefeitura.

Só A Região
Quando alguém procura algo de Itabuna e Ilhéus na internet, em geral encontra nos primeiros resultados as páginas do jornal A Região e acabam ligando para nós, a fim de saber qual o número das prefeituras.

Só nesta semana, recebemos uma ligação de Recife, seis de Salvador, duas de São Paulo, três do Espírito Santo, todas de empresas atrás da prefeitura de Ilhéus.
Os empresários se espantam ao saber que a prefeitura não tem telefone nem email, questionam como uma cidade deste porte não tem telefone quando o executivo de cidades pequenas, como Pau Brasil e Itapé, tem.

Chegam a duvidar da informação, mas confessam que os números encontrados na internet e listas não atendem. Na foto, um “palácio” que não tem um instrumento encontrado na casa de qualquer plebeu, um telefone.

http://www2.uol.com.br/aregiao/geral.htm

Nenhum comentário: