sábado, 24 de setembro de 2011

Mãe e filhote de tamanduás atropelados são soltos na natureza


Uma mãe tamanduá e seu filhote foram soltos na Reserva Ecológica Sapiranga, localizada na praia do Forte, litoral baiano, na tarde de sexta-feira (23). Eles haviam sido atropelados e estavam sendo tratados na clínica veterinária do Zoológico de Salvador.

De acordo com o veterinário Vinícius Dantas, do zoológico, eles estavam em estado grave. “Inicialmente, a gente procedeu com exame clínico para saber se tiveram algum tipo de sequela neurológica e foi percebido que o caso da mãe era encefálico, o animal sofreu algumas fraturas”, conta. A recuperação rápida permitiu o retorno dos animais à natureza.

Na mesma tarde, outros nove animais foram devolvidos para o habitat natural, são eles um tatu, três corujas de igreja, três corujas orelhudas, um gavião carijó e uma serpente salamanta. Com exceção dos tamanduás, os demais animais estavam se recuperando no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), órgão vinculado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama).

O biólogo Josiano Torezani, que participou da equipe de soltura, conta que quando estavam saindo encontraram uma preguiça de coleira no alto de uma árvore, espécie ameaçada de extinção. "Isso demonstra a importância e o grau de conservação de uma reserva ecológica como a Sapiranga", explica.

Nenhum comentário: