domingo, 18 de setembro de 2011

Preço é entrave na área de telecomunicações


O secretário-geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Hamadoun Touré, disse que o principal problema do Brasil no setor é o alto preço dos serviços de telecomunicações. Segundo ele, isso não ocorre por causa do preço cobrado das operadoras nem dos impostos federais, mas pelos impostos estaduais que incidem sobre os serviços.

"O Brasil tem os maiores impostos locais [estaduais] do mundo no setor e isso prejudica a sua imagem", disse Touré, ao participar de palestra na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Ele lembrou casos de outros países como Bangladesh e Paquistão, onde os impostos, que eram considerados muito altos, foram reduzidos, mas a receita não caiu porque o uso dos serviços aumentou.

Um estudo divulgado pela UIT mostra que os brasileiros gastam cerca de 4,8% da renda com o pagamento de serviços de comunicação, o que coloca o Brasil em 96º lugar em uma lista que classifica 165 países de acordo com o preço dos serviços de telecomunicações em relação à renda per capita.

Nenhum comentário: