segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cadernos de provas do Enem serão divulgados nesta segunda


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará nesta segunda-feira os cadernos de questões das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em seu site oficial: www.enem.inep.gov.br. Estarão disponíveis todos os cadernos do primeiro e do segundo dia de exame.

Os gabaritos serão divulgados no dia 25 de outubro, terça-feira, no mesmo site. Ainda segundo o Inep, os participantes poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011, a partir de 4 de janeiro de 2012, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha na página do instituto.

As provas do Enem 2011 foram aplicadas neste fim de semana em todo o País. No sábado os candidatos tiveram quatro horas e meia para responder 90 questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No domingo o tempo foi ampliado em uma hora, pois alés de 90 questões de Linguagens e Matemática, os estudantes ainda precisaram elaborar uma redação.

O tema deste ano da redação foi "Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado". Os textos de apoio indicavam aos candidatos que ele deveriam escrever sobre as redes sociais como Twitter e Facebook e como as pessoas se relacionam nesta plataforma. De acordo com o Inep, a aplicação foi encerrada às 18h30 sem ocorrência de incidentes.

Mais de 1,4 milhão deixam de fazer a prova
Pouco mais de 26% dos 5,3 milhões de inscritos no Enem - o que corresponde a cerca de 1,4 milhão de candidatos - não compareceram nos dois dias de prova. O índice médio de abstenção nesta edição foi ligeiramente inferior ao registrado no ano passado, quando 27,6% dos candidatos faltaram.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.

Nenhum comentário: