quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Flamengo continua líder absoluto de torcidas, pesqisa IBOPE foi mal interpretada


Não acompanhei direito os esportivos da hora do almoço nesta quarta-feira, a não ser um brevíssimo pedaço do debate paulistano do "Jogo Aberto" na Band da Sky. Mas imagino que alguns veículos - como foi o caso do programa da Band - tenham abordado de maneira equivocada esta pesquisa intitulada Ibope Esporte Clube, que apontou empate entre Flamengo e Corinthians. Vi muitos sites falando como se fosse uma nova pesquisa de torcidas e dando tom de empate como se fosse igualdade entre os clubes. Não é neste mérito que entro e sim em um único: a pesquisa não foi sobre quais as maiores torcidas do Brasil e sim quais consomem mais esporte na televisão e na Internet, e aí apontou empate entre Mengão e Coringão como torcidas que mais buscam informações esportivas nestas duas mídias. Este foi meu enfoque na "24 Horas" de ontem.

O Ibope Esporte Clube, apurado entre Abril e Julho com 9 mil entrevistados em 12 regiões metropolitanas do país, apontou que 58% do povo acompanha transmissões pela TV ao mesmo tempo que se informa por outra mídia. 30% veem TV e navegam na Internet simultaneamente, 24% se informam sobre esportes por TV e jornal, 18% por TV e revistas e 16% por TV e rádio. 92% dos fãs de futebol o acompanham pela TV e 88% pela Internet. Nela, 73% buscam dos entrevistados buscam informação e compartilham comentários em redes sociais como Twitter e Facebook, e 31% acham este o meio mais rápido de se informar (fonte: Daniel Castro, R7).

E apenas voltando a isso das maiores torcidas: acho que um número mais exato só poderia ser apurado de uma maneira, que seria um grande pleito em todas as cidades do Brasil (igual às Eleições), não digo que feito anualmente, mas a cada 2 anos, cada 3 anos, enfim. Algo que tivesse, sei lá, no mínimo 100 milhões de votos.

http://www.papodebola.com.br/papodemidia/coluna/20111006.htm

Nenhum comentário: