Troque a calculadora comum por uma científica, pois as contas do Vitória ficaram mais complexas após a derrota para o Barueri, a quarta no Barradão nesta Série B. Lá vai o cálculo mais simples: o Leão precisa ganhar sete dos dez jogos restantes e empatar pelo menos um. Que problema!
Isso para alcançar 62 pontos, a média para o acesso desde quando a Série B adotou os pontos corridos, em 2006. No atual campeonato, essa pontuação dá 92% de chance do Leão subir, segundo estatística do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
“Difícil falar. Eu sei que vai dar. Todo mundo é amigo aqui no Vitória, temos uma família. Depois que falei que o grupo estava rachado, nos unimos mais”, garante Neto Baiano, que chegou a bater boca com Fábio Santos pra cobrar um pênalti na derrota de terça.
Se quiser subir, a matemática obriga o rubro-negro a saltar mais 22 pontos.
Isso significa que o Vitória, hoje com 47,6% de aproveitamento, precisa ter 73% nas dez partidas restantes, algo superior à campanha da líder Portuguesa, por exemplo (67,9%). Segundo os matemáticos, o Leão, que ganhou 11 de 28 jogos, tem entre 5,5% e 7,8% de chance de subir.
Trocando a matemática pelo português: o Vitória, que só entrou no G-4 na 1ª rodada, terá que mostrar futebol de campeão daqui até o final.
“Não completei um mês e fica difícil identificar o perfil de reação dos jogadores. O que nos resta é continuar acreditando. Por que não?”, questiona o zagueiro Jean, que só chegou dia 6 de setembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário