segunda-feira, 24 de outubro de 2011

"Sonho, loucura, histórico"; costarriquenhos celebram queda do Brasil


O vexame em Guadalajara da Seleção Brasileira masculina de futebol, eliminada pela segunda vez seguida na fase de grupos dos Jogos Pan-Americanos, virou motivo de festa na Costa Rica. Comemorando a vitória por 3 a 1 da noite de domingo sobre os comandados de Ney Franco, a imprensa do país da América Central falou em "sonho", "loucura" e fez até um trocadilho com o nome do jogador Jonathan McDonald.

Um dos diários mais empolgados foi o popular Extra: "loucura! 'Sele' eliminou o Brasil!", publicou, celebrando a "partidaça" da equipe. "Mac combo pan-americano", completou o veículo, em referência à semelhança entre o nome do atacante e o da lanchonete McDonald's, com sede nos Estados Unidos. Jonathan, 23 anos, marcou dois gols na derrota brasileira.

O jornal La Nación, um dos de maior circulação da Costa Rica, foi mais comedido em sua manchete, porém no texto apontou que o time local "humilhou" o rival. Segundo a publicação, foi "um jogo histórico" e "a maior das surpresas da competição" disputada no México.

"Eliminamos o Brasil!", exclamou o diário La República, enquanto que o jornal El País disse que os costarriquenhos deram um "grande golpe". Já o periódico Al Día elogiou a "inspirada" atuação de McDonald e se animou, cravando: "que venha o México!".

Com seis pontos somados, a Costa Rica se classificou como segunda colocada do Grupo B, atrás da seleção argentina (sete) e à frente da brasileira (dois) e da cubana (um). A equipe da América Central desafia o México pela semifinal às 23h (de Brasília) da próxima quarta-feira.

Nenhum comentário: