O Governo da Bahia vai investir R$ 42 milhões em quatro anos no Plano 'Viver sem Drogas', que integra o programa Pacto pela Vida. O anúncio foi realizado na manhã desta quarta-feira (11), no Centro de Convenções, em Salvador.
O governador Jaques Wagner esteve acompanhado de lideranças políticas, entre elas, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, além da cantora Margareth Menezes, uma das personalidades da campanha publicitária anti-drogas.
O Plano 'Viver sem Drogas' prevê a criação de oito Centros de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (Caps Ad) no interior da Bahia com o intuito de apoiar o tratamento do uso abusivo de drogas, principalmente o crack. Também estão entre os objetivos a ampliação e a preparação da rede própria de atendimento preventivo no Sistema Único de Saúde (SUS).
A verba será aplicada ainda em projetos de capacitação profissional de agentes comunitários e conselheiros tutelares, além do apoio a instituições sociais que trabalham na ressocialização de dependentes químicos. "Há a necessidade de qualificação na parte de atendimento ao usuário de álcool e drogas, e o Plano prevê isso", afirma o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Almiro Sena.
O balanço do ano de 2011, realizado pela Secretaria de Segurança Pública, somou 960 prisões de usuários de drogas no estado. Segundo o governador, o intuito geral do Plano é sensibilizar crianças, jovens e adolescentes do perigo a que eles se submetem ao uso de substâncias entorpecentes. "Nós queremos sensibilizar os jovens que o melhor caminho é o do esporte, cultura, lazer, do emprego, da escola, e não o caminho da droga. Como eu digo sempre, é perigoso e tortuoso", comenta Wagner.
O Plano será coordenado pela Superintendência de Prevenção e Acolhimento aos Usuários de Drogas e Apoio Familiar (Suprad), criada em maio de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário