domingo, 27 de maio de 2012

Olimpíada de Londres é alvo da Al-Qaeda, diz Europol


Especialistas europeus em terrorismo afirmaram que a Al-Qaeda, organização fundamentalista islâmica, pode estar planejando ataques durante os Jogos Olímpicos de Londres, com o objetivo de maximizar suas ações em 2012, segundo informou o jornal inglês The Independent.

Segundo o último relatório de ameaças terroristas da Europol (Agência de Inteligência Criminal da União Europeia), a Olimpíada seria um alvo por ser um "enorme evento" e pelo valor simbólico que detém.

Especialistas em segurança alertaram que um ataque em larga-escala bem-sucedido poderia dar novo fôlego a organização, que depois da morte de seu líder Osama Bin Laden, no ano passado, sofreu uma diminuição.

A Europol observou que os últimos ataques da Al-Qaeda foram missões individuais, mas relatou que a organização planeja ataques em maior escala e com um "impacto psicológico" que desencadeie um "efeito negativo a longo prazo" na sociedade.

Não a toa, o governo britânico vem investindo milhões de libras em segurança. Medidas incluem mísseis anti-aéreos e mais de 13 mil tropas espalhadas pela capital inglesa durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos deste ano.

Nenhum comentário: