sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Site com campanha por Barbosa para presidente tem 200 mil acessos

O ministro relator do processo do mensalão no Superior Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, caiu nas graças da população durante julgamento que decide o destino de políticos acusados de desviar recursos para compra de votos. Logo após a leitura de seu posição condenando boa parte dos acusados, brotaram nas redes sociais brincadeiras comparando-o a super-heróis e propondo sua candidatura à presidência da República em 2014. Foi seguindo essa linha que surgiu o site Joaquim Barbosa Presidente.

Elaborada por um grupo de jornalistas fluminenses no dia 8 de outubro, até esta sexta-feira, a página acumulava 195.567 acessos, bem acima das expectativas de seus criadores. "Depois que começou o julgamento passamos a acompanhar o Barbosa e começamos a admirá-lo. Não são apenas as pessoas mais novas que gostam dele, as mais velhas também. Um senhor de 75 anos disse em mensagem no site que há muito um brasileiro não tinham alguém de quem se orgulhar tanto, como se orgulham do Barbosa", disse a jornalista Renata Maia, 29 anos, uma das criadoras do site.

O ministro já ficou sabendo do site em Brasília, mas teria dito que não tem pretensão nenhuma de trocar a magistratura pela política. Renata diz estar consciente disso, mas prega que Barbosa pode ser um exemplo para os futuros políticos brasileiros.

"Todas as pessoas ficariam felizes e gratas se aceitasse o convite de ser candidato, mas a gente sabe que não é um desejo dele (...) Queremos que os próximos candidatos tenham Barbosa como exemplo, como uma pessoa combativa, que não tem medo de falar o que pensa, desde que tenha embasamento sobre o que está falando", diz Renata.

Segundo a jornalista, os criados do site são apartidários, "fazemos questão de deixar isso claro", e dizem que os índices de rejeição da página são de 0,25%. Sobre a presidente Dilma, que goza de altos índices de aprovação, Renata prefere não fazer uma comparação. Perguntada sobre o ministro Ricardo Levandowski, com quem Barbosa tem os maiores embates durante o julgamento, ela prefere não comentar.

O site abre com uma foto de Barbosa com a bandeira nacional ao fundo. É possível conferir a biografia do ministro, baixar um adesivo ou deixar uma mensagem. "Foram 605 de ontem para hoje", ilustra Renata, que não gastou nada para montar a página criada por meio de parceria com uma editora.

Nenhum comentário: