segunda-feira, 28 de julho de 2014

Queda de avião da Malaysia Airlines pode ser considerado crime de guerra, diz ONU

A queda do voo MH17 da Malaysia Airlines na última quinta-feira (24) pode ser considerado um crime de guerra, segundo afirmou a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta segunda-feira (28). Pouco após o acidente que deixou 258 mortes, levantou-se uma suspeita de que a aeronave havia sido atingida por um míssil no leste da Ucrânia.


A ONU acrescentou ainda que os combates entre o exército ucraniano e os rebeldes pró-russos já fizeram mais de 1,1 mil mortos e 3.422 feridos desde abril. "Esta violação da lei internacional, dadas as circunstâncias, pode ser considerada um crime de guerra", declarou Navi Pillay, comissária da ONU para os Direitos Humanos. Em um comunicado publicado hoje, ela pediu que seja feita uma investigação meticulosa, efetiva, independente e imparcial sobre a queda do avião malaio.
Na última semana, a Cruz Vermelha chegou a anunciar oficialmente que a situação na Ucrânia pode ser considerada uma guerra civil, o que transforma as áreas em conflito aptas a serem condenadas por crimes de guerra.
Pillay disse ainda que a intensificação dos combates nos redutos dos insurgentes, nas regiões de Donetsk e Lugansk, na Ucrânia, são "extremadamente alarmantes" e "as duas partes empregam armamento pesado em zonas residenciais, incluindo artilharia, tanques, foguetes e mísseis".

Nenhum comentário: