segunda-feira, 24 de agosto de 2009

“Pátria Amada” está inserido no Pacto Contra a Violência


A Secretaria da Educação (SEC) está inserindo no contexto das escolas da Rede Municipal a proposta do Pacto Contra a Violência, que vem sendo implementado em Itabuna com a participação de diversos segmentos de governos e da sociedade civil organizada, visando conter os elevados índices de violência registrados nos últimos meses pelos órgãos de segurança da cidade. Neste sentido, a SEC escolheu para ser debatido no 7º Concurso Pátria Amada o tema: “Escola de PAZ”.

Ao justificar a inserção pela segunda vez da temática “Paz” no âmbito do Concurso Pátria Amada, a diretora do Departamento de Projetos Integrados, professora Fernanda Amorim, destaca a recorrência e atualidade da abordagem no dia-a-dia da comunidade e a condição da própria Secretaria da Educação, que participa da comissão de articulação do Pacto Contra a Violência, proposto pelo prefeito José Nilton Azevedo Leal.

Segundo a diretora de Projetos Integrados da SEC, uma vez sensibilizados em sala de aula para adotarem o respeito ao outro como princípio do estado de paz, os estudantes passam a atuar como multiplicadores e, por extensão, as famílias e a comunidade são influenciadas a mudar de atitude. No 2º Concurso Pátria Amada, realizado no período de julho a novembro de 2006, a temática paz foi abordada como responsabilidade social.

Nesta sétima edição do concurso, cujo prazo de inscrições será encerrado no próximo dia 2 de outubro, alunos, professores, gestores, coordenadores e secretários escolares da rede municipal de ensino podem apresentar trabalhos em oito categorias, dentre elas: matéria jornalística, cantatas de natal, literatura, teatro e projeto de intervenção. Além do Pátria Amada, o Projeto Formando Constelações, também implementado pela Secretaria da Educação, está trabalhando a proposta do Pacto Contra a Violência nas escolas.

Nenhum comentário: