terça-feira, 29 de dezembro de 2009

BOMBA! Itabuna enfrenta racionamento de água por causa da estiagem



A estiagem prolongada de mais de 40 dias levou a Empresa Municipal de Águas e Saneamento a decretar, no sábado (26), racionamento de água nos próximos dias, até que o nível de água no Rio Almada, onde é captada a água que abastece o município, volte ao normal. Segundo o presidente da empresa, Alfredo Melo, a falta de chuvas na cabeceira do rio Almada em dezembro, reduziu a vazão, provocando o desligamento das três bombas de captação da Estação de Rio do Braço, e a necessidade de acionamento do sistema emergencial de Castelo Novo.

Com a vazão reduzida, o sistema de abastecimento de água foi seriamente comprometido. Até que a situação volte ao normal, a oferta de água será reduzida em toda a cidade em torno de 50 por cento. Neste período de racionamento, a Emasa garantirá o abastecimento de hospitais, creches, escolas e outros órgãos públicos que prestam serviços essenciais à população.

A situação preocupa o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, que já determinou a adoção de todas as providências para não deixar a população sem água. Segundo Alfredo Melo, as constantes quedas de energia na região, sobretudo em Ilhéus onde se localiza a estação de captação de Rio do Braço, piora a situação do abastecimento de água de Itabuna. “Somente nos últimos dias, tivemos duas quedas de energia por períodos prolongados: no Natal quando ficamos sem energia na estação por 11 horas seguidas e na madrugada deste domingo (27), quando a Coelba deixou de fornecer energia por 12 horas seguidas”, lamenta o presidente da Emasa.

A Emasa orienta a população a evitar, neste período de racionamento, o uso de mangueiras para lavagem de veículos, calçadas e animais e a dobrar os cuidados com torneiras, descargas e bóias com defeitos. Casos de desperdício e vazamentos deverão ser denunciados pelo serviço 08000.731195.

Nenhum comentário: