quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Samu reforça plantão de atendimento para o Ano Novo



Em função dos festejos natalinos e do Ano Novo, quando Itabuna recebe um maior fluxo de visitantes, a Unidade do Samu reforçou o plantão de atendimento, realizou a manutenção das ambulâncias e mobilizou todo o seu efetivo. A informação é do coordenador-administrativo do Samu, Álvaro Catarino, ao destacar a importância do serviço de urgência para o atendimento à população com eficiência e em tempo real.

Para o Ano Novo, explica Álvaro Catarino, embora a cidade fique mais vazia, uma vez que muitas pessoas vão para o litoral da Costa do Cacau, o Samu também manterá um plantão para os dias 31 de dezembro e 1º do ano, inclusive para a festa de inauguração do relógio do Centenário, através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que vai manter equipes de plantão no local. O Samu vai manter as unidades na central de operações atendendo se preciso no apoio aos casos emergenciais.

O serviço é mantido através de uma parceria entre a União, Estado e Prefeitura, que também fazem com regularidade auditorias sobre o funcionamento do Samu e os dados do Governo Federal são disponibilizados através da Internet. Para 2010, a unidade de Itabuna deverá receber mais três viaturas para renovação da frota e deverá ter sua ação ampliada com o projeto de regionalização dos serviços em parceria com Secretarias de Saúde de outros municípios da região, um processo já em fase de negociação.

Hoje, a unidade opera com três viaturas e mais duas de reserva, além de uma motolância e uma equipe de 15 médicos, entre socorristas que atuam no atendimento direto aos pacientes e reguladores, responsáveis pelo apoio na base, inclusive fazendo reservas hospitalares; seis enfermeiras, 16 técnicos de enfermagem, 13 condutores e mais uma equipe de apoio que atua na operação de telefones, rádio e higienização das ambulâncias.

Nenhum comentário: