terça-feira, 29 de junho de 2010

Alfabetizados do Topa ganham 30 mil livros em incentivo à leitura


Campeã em alfabetização, a Bahia é referência para outros estados. Com a intenção de permanecer como exemplo em todo o Brasil e consolidar o processo de alfabetização, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Educação (SEC), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), está distribuindo 30 mil livros para os alfabetizados pelo programa Todos pela Alfabetização (Topa).

A ação, que integra o projeto Leitura para Todos e objetiva o hábito da leitura para os jovens e adultos egressos do Topa, foi marcada pela entrega simbólica de obras literárias dos mais diversos gêneros e linguagens, realizada pelo governador Jaques Wagner e pelo secretário da Educação, Oswaldo Barreto, nesta terça-feira (29), na sede dos Correios, na Pituba.

"O Topa foi lançado quando percebi que 2.150.000 baianos acima de 15 anos não sabiam ler nem escrever. Muita gente disse que era impossível alfabetizar todo mundo e eu me lembrei de, quando menino, li uma placa que dizia: quem não lê, não fala, não ouve e não vê. O livro é uma ferramenta que possibilita conhecer outros mundos.

O que nós estamos fazendo é abrir a primeira porta de um ciclo virtuoso de aprendizaem e construindo uma rede de amigos da leitura.

Uma carta escrita por vocês vale mais que dez prédios construídos", disse o governador em discurso direcionado aos alfabetizados pelo Topa. Ele completou explicando que, através do Topa, surgiu o Programa Saúde em Movimento, para atender alunos com dificuldade de aprendizagem por conta de problemas na visão.

Nenhum comentário: