
O Ministério da Saúde lançou uma nova campanha de incentivo à doação de sangue, com o lema Doe sangue, faça alguém nascer de novo. Até o próximo dia 30, a campanha pretende mostrar como esse gesto pode salvar vidas.
Cada vez mais a demanda por sangue aumenta nos hemocentros. O aumento de 30% no transplante de órgãos e o crescimento da população estão entre os fatores que fazem o país precisar de mais sangue para transfusão. São coletadas por ano 3,5 milhões de bolsas de sangue no país, quando o ideal seria 5,7 milhões.
No Brasil, 1,9% da população é doadora de sangue. Mesmo estando este percentual dentro do parâmetro da Organização Mundial de Saúde (OMS) – de 1% a 3% da população – o Ministério da Saúde considera que é urgente e possível aumentar o número de brasileiros doadores: se cada pessoa doasse duas vezes ao ano, não faltaria sangue para transfusão no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário