O governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, irá receber do prefeito Newton Lima, a Comenda da Ordem do Mérito de São Jorge dos Ilhéus, em solenidade marcada para acontecer a partir das 10 horas, da próxima segunda-feira, 28, no Teatro Municipal, quando o município comemora seus 476 anos de fundação e 129 anos de elevação à categoria de cidade. Também serão homenageadas mais quatro outras personalidades, que, nascidas em Ilhéus ou não, contribuíram em suas respectivas áreas de atuação, com o desenvolvimento do município.
São as seguintes: o sindicalista da orla portuária, Emerson Tavares; a professora Denise de Oliveira Kruschewsky Ribeiro; o empresário do ramo hoteleiro Hans Tosta Schaeppi, e a freira Maria de Lourdes Monteiro Barroso.
A insígnia da Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus é uma peça circular de 35mm de diâmetro, pendente de uma fita verde e vermelho de 35mm de largura por 40mm de altura, tendo, no anverso, dois círculos concêntricos orlados em dourado, contornando o maior por doze cacaus dourados, interligados em forma de corrente. No círculo central, em campo branco esmaltado, o Escudo e a Coroa Mural do Brasão de Armas do município nas suas cores heráldicas.
No círculo externo, esmaltado em vermelho, no alto, as datas 1535-1881 em dourado, e, na parte restante, em caracteres maiúsculos dourados, a legenda Mérito de São Jorge dos Ilhéus. No anverso, os mesmos círculos concêntricos; no central, em campo azul-celeste esmaltado, a fachada principal, prateada, no Palácio Paranaguá; na circunferência, em círculo esmaltado em vermelho, em caracteres maiúsculos, Município de Ilhéus. O Conselho da Comenda é formado pelo prefeito, vice-prefeito, procurador geral, secretários e chefe de gabinete do prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário