segunda-feira, 21 de junho de 2010

Inverno começa hoje e deve ser mais seco do que em 2009


Começa nesta segunda-feira, dia 21, o inverno no hemisfério Sul. E, segundo a agência meteorológica Climatempo, a estação deve ser marcada pelo frio intenso causado pelo fenômeno La Niña e pelo ar seco, que já vem castigando o sudeste nos últimos dias.

Seis massas polares já alcançaram o Brasil desde abril, mas é em agosto que devem começar a ser sentidos os efeitos do resfriamento anormal das águas do oceano Pacífico Equatorial que caracteriza o La Niña, conforme a meteorologista da Climatempo, Patricia Madeira. "No ano passado, estávamos sob o domínio do El Niño, fenômeno oposto ao La Niña. O inverno foi muito frio no Sul, e foi frio também no Sudeste e no Centro-Oeste. Este ano também se espera por frio, mas com características diferentes. Se no ano passado enfrentamos um inverno frio e úmido, este ano teremos frio seco", explica Patricia.

Nordeste
O frio chega ao sul da Bahia em agosto, segundo a Climatempo. Em julho e em setembro, os termômetros registram temperaturas acima da média. A chuva será irregular. Em julho os volumes acumulados ficam abaixo da média entre Recife e Natal, mas a partir de agosto a umidade aumenta novamente. Os Estados mais chuvosos ao longo do Inverno devem ser Sergipe e Alagoas. No Ceará, no Maranhão e no Piauí, a chuva fica acima da média em agosto, o que diminui o número de queimadas. Mas na maior parte do interior da região, as práticas agrícolas só são viáveis com irrigação artificial.

Nenhum comentário: