terça-feira, 22 de junho de 2010

Pela primeira vez na história, Ilhéus supera a cidade de Itabuna na geração de empregos

O novo momento vivido por Ilhéus, marcado pelo anúncio da chegada de diversos empreendimentos, como o Porto Sul, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, o aeroporto internacional, o Gasene (Gasoduto de Integração Sudeste-Nordeste) e a ZPE (Zona de Processamento de Exportação), já conseguiu melhorar alguns indicadores sócio-econômicos do município.

Neste último mês de maio, por exemplo, pela primeira vez na história, Ilhéus conseguiu gerar mais empregos do que a cidade de Itabuna. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), enquanto Itabuna gerou 37 empregos, no mesmo período, Ilhéus conseguiu produzir 317 novos postos de trabalho.

Os novos números se contrapõem aos baixos índices acumulados nos últimos dez anos quando, ainda segundo o Ministério do Trabalho, Ilhéus conseguiu gerar apenas 3.733 empregos diretos, com uma taxa de crescimento de 16,81%. Com esses números, Ilhéus ficou abaixo dos municípios de Itabuna (26,97), Vitória da Conquista (51,17), Juazeiro (55,30) e Eunápolis (61,97), entre outros.

O início da reação contou com a contribuição do comércio ilheense, responsável pela abertura de 189 vagas. O levantamento enfatiza que, além do setor comercial, os principais segmentos da economia de Ilhéus também registraram saldo positivo de empregos no mês de maio.

Nenhum comentário: