sábado, 19 de junho de 2010

Serra corre como um lateral para diminuir impacto de Lula


Nada melhor que acompanhar a movimentação dos três principais candidatos à sucessão presidencial, dentro e fora do País, nestes dias de junho em que a bola rola e as paixões do mundo afloram na África do Sul, para constatar toda a verdade e atualidade da análise sobre o caráter do brasileiro, produzidas há muitas décadas em "O Vulcão e a fonte" pelo notável escritor paraibano e flamenguista doente, José Lins do Rego.

Ao autor de "Menino de Engenho" recorro nesta sexta-feira, 18, de emoções embaralhadas: primeiro, a consternação profunda do leitor compulsivo com a notícia da morte do Prêmio Nobel, autor do "Ensaio sobre a Cegueira", o incrível português cidadão do mundo, José Saramago. Em seguida, o contentamento do torcedor fanático do futebol jogado com fôlego e classe ¿ como gostava o notável escritor nordestino com alma de carioca -, diante da inesperada vitória da Sérvia sobre a poderosa Alemanha. Muitos dos nossos analistas já propagavam uma final quase certa do mundial entre os alemães e os até aqui indomáveis argentinos treinados por dom Diego Armando Maradona. Veremos!

Enquanto isso, é bom não esquecer de olhar para outros lados. Em um deles, no continente europeu, a petista Dilma Rousseff se mexe. Busca espaço e visibilidade interna e internacional, quando as atenções estão voltadas para a terra de Nelson Mandela. Vestida com a camisa "canarinha", ela torce pelos comandados do gaúcho Dunga em uma casa noturna de Paris ¿ entre conversas fechadas e imagens abertas via Jornal Nacional de beijinhos carinhosos aplicados na face do conservador presidente da França, Nicolas Sarkozy.

No Brasil, o candidato do PSDB corre com a gana do lateral Maicon na decidida tentativa para amenizar, nas próximas pesquisas de opinião, os estragos causados no eleitorado pelo programa petista que teve Lula como apresentador e a então pré-candidata Dilma no papel de coadjuvante de luxo, daquelas que no cinema ficam, no fim, com o prêmio principal.

Nenhum comentário: