quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Voo 1907: familiares das vítimas temem pela prescrição do crime


Hoje, o acidente entre o Boeing da Gol que fazia o voo 1907 e um jato Legacy completa quatro anos. Junho de 2011 é o prazo para que a justiça esclareça quem são os culpados pela tragédia que matou 154 pessoas que estavam na aeronave da empresa brasileira. Pelo ritmo do processo, a associação que reúne familiares das vítimas teme pela impunidade.

"As famílias esperam que a Justiça seja feita, estamos todos angustiados. Muitos mandaram e-mails pela data e esta preocupação de que o crime prescreva é muito presente", disse a vice-presidente da entidade, Neusa Felipetto Machado. No acidente, Neusa perdeu o marido, o consultor em engenharia termelétrica Valdomiro Henrique Machado, na época, com 60 anos.

Na internet, os parentes das vítimas tentam mobilizar os brasileiros numa campanha (www.190milhoesdevitimas.com.br) pela condenação dos norte-americanos Jan Paul Paladino e Joseph Lepore, que pilotavam o jato Legacy que provocou a queda do Boeing da companhia brasileira. Já foram recolhidas mais de 35 mil assinaturas pedindo a cassação do brevê dos pilotos que seguem suas atividades normalmente. O documento será entregue a autoridades brasileiras e americanas.

"São quatro anos e nada mudou. Eles (Lepore e Paladino) não vieram ao Brasil, não vão se apresentar. Para a gente isso é muito triste. Eu acredito que eles são os principais responsáveis pela tragédia", acusa Angelita de Marchi, presidente da associação, que também perdeu o marido no acidente.

Nenhum comentário: