quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Uesc promove seminário sobre Ciências Sociais


O Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) e o Colegiado do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) promovem o 3º Seminário Anual de Ciências Sociais, que será iniciado nesta quarta-feira, (29), às 19h, no auditório Jorge Amado, no campus universitário, em Ilhéus.

A conferência de abertura será feita pela professora-doutora Maria de Lourdes Siqueira, do CNPq, sobre o tema "A Construção do Conhecimento nas Ciências Sociais". Em seguida, haverá o momento cultural com apresentação do Grupo Choro de Ilhéus.

O seminário prosseguirá até o dia 1º de outubro, com palestras, comunicações, painéis e minicursos, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Trata-se de evento acadêmico-científico voltado aos alunos de Ciências Sociais, cujo curso foi iniciado no ano passado, e à comunidade acadêmica da Uesc.

Com a finalidade de promover o estreitamento e a aproximação com a pesquisa, a proposta do evento é reunir pesquisadores e docentes em Ciências Sociais da Bahia e de outras instituições de ensino e pesquisa de outros estados brasileiros.

Contemplando a temática "Objeto e Método nas Ciências Sociais", a programação inclui também mesas redondas sobre "Métodos qualitativos e quantitativos em Ciências Sociais: demandas contemporâneas" e "As Ciências Sociais no Ensino Médio".

Os temas dos minicursos são Sociologia da Arte: Abordagem Sociológica da Literatura, Teoria e Método em Antropologia, Gênero e Poder, Recursos Didáticos para o Ensino de Sociologia no Ensino Médio, Interfaces entre História e Ciências Sociais, Olhares de Geografia sobre as Ciências Sociais, Interfaces entre Psicologia e Ciências Sociais.

Nenhum comentário: