quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Itacaré e Ilhéus recebem sistemas de esgotamento sanitário e de água


As atividades relacionadas ao turismo e ao meio ambiente na região Sul da Bahia receberam um incremento com a construção do sistema de esgotamento sanitário de Itacaré e com a implantação do sistema de abastecimento de água na localidade de Santo Antônio, em Ilhéus. Nesta terça-feira (28), os dois sistemas foram entregues oficialmente à população das duas cidades.

A expectativa da Embasa é que o sistema de esgotamento sanitário de Itacaré atenda 34 mil habitantes. Para o processo de tratamento, que é considerado moderno, foram construídas seis estações elevatórias, uma estação de tratamento de esgotos, 12 quilômetros de rede coletora, 770 metros de linhas de grande diâmetro (linhas de recalque) e um emissário final. Com boa parte da canalização feita em tubos de ferro galvanizado, a estação possui capacidade de tratamento de 81,12 litros/segundo (7.009 m³/ dia). Ao todo, foram investidos R$ 7,6 milhões.

“Escolhemos este modelo por Itacaré ser considerada uma cidade extremamente turística. Trabalhamos na perspectiva de instalar um processo de tratamento moderno que não produza odores, além de devolver ao Rio das Contas uma água praticamente limpa”, informou o presidente da Embasa, Abelardo Oliveira. Atualmente, o sistema de tratamento de esgoto de Itacaré atende 2.063 ligações intradomiciliares.

Nenhum comentário: