quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus dobra o número de leitos de UTI


Com menos de um ano de funcionamento, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), no Recôncavo baiano, está operando com 100% de sua capacidade. Isso foi possível graças à inauguração, nesta terça-feira (28), da segunda unidade de terapia intensiva (UTI), dotada de dez novos leitos adultos. Na ocasião, foram entregues também 17 ambulâncias de suporte básico para compor o Samu Regional das microrregiões de Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas. A iniciativa estadual vai agilizar o atendimento a cerca de 670 mil habitantes de diversos municípios da região.

“Estamos dobrando o número de leitos, ao passo que ampliamos as possibilidades de atendimento emergencial por meio dessas novas ambulâncias. Trata-se de um trabalho integrado, para não sobrecarregar o hospital e dinamizar a saúde pública em toda esta macrorregião”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla.

Os novos leitos estão distribuídos em quartos duplos totalmente equipados, nos quais foram investidos cerca de R$ 1,3 milhão. Cada quarto possui sistemas de refrigeração isolados, para evitar a disseminação de vírus e bactérias, garantindo segurança contra possíveis contaminações. Além disso, os pacientes serão diferencialmente monitorados por um circuito fechado de TV.

Inaugurado em dezembro de 2009, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus é gerido pelo Instituto Fernando Filgueiras (IFF). Ele funciona com perfil de hospital geral de grande porte, com capacidade operacional para 146 leitos, distribuídos nas enfermarias de pediatria (33), cirurgia geral (51), clínica médica (36), clínica psiquiátrica (seis) e a partir desta terça-feira um total de 20 leitos de UTI.

Nenhum comentário: