
A Bahia recebeu a classificação A, a mais alta categoria, na Avaliação dos Programas Estaduais de Controle da Raiva dos Herbívoros do Brasil. Em comunicado enviado à Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), o Ministério da Agricultura (Mapa) destacou a Bahia como um dos estados mais eficientes e elogiou as ações da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) na implementação do programa.
“Defesa agropecuária é questão de saúde e para nós é prioridade”, disse o secretário da Agricultura Eduardo Salles, ao receber a informação do Ministério da Agricultura. Segundo Cássio Peixoto, diretor-geral da Adab, a defesa agropecuária no estado resulta de um amplo trabalho conjunto, que envolve segmentos de defesa, pesquisa e extensão rural.
Plano estratégico
“Todas as ações têm como foco a melhoria da qualidade de vida da população, seja enquanto produtor ou consumidor. Por isso, nossa responsabilidade vai além das porteiras”, disse Peixoto. Entre os critérios avaliados pelo Mapa para colocar a Bahia no topo da classificação, foram considerados a legislação estadual, identificação das áreas de risco para a enfermidade, atuação das equipes de trabalho, vigilância ativa e educação sanitária.
“A Adab aumentou a vigilância ativa, incrementou as ações de rotina e intensificou as ações de educação em saúde”, explica o coordenador do Programa Estadual de Raiva dos Herbívoros, José Neder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário