segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Morre o cantor de reggae Gregory Isaacs
Uma das mais suaves e melancólicas vozes do reggae morreu neste domingo aos 59 anos em sua casa em Londres. O cantor jamaicano Gregory Isaacs sofria de câncer no pulmão.
Em canções como Night Nurse, My Only Lover e Number One, dos anos 1980, que injetaram uma dose de existencialismo doce na indústria festiva do reggae, Isaacs se sobressaiu como um novo parâmetro de elegância no gênero. Isso lhe valeu o apelido de Mr. Cool Ruler.
Ele influenciou muita gente, especialmente expoentes da nova surf music, como Jack Johnson. O reggaeman chegou ao show biz em 1982, quando lançou o álbum Night Nurse, gravado nos estúdios de Bob Marley na Jamaica, o Tuff Gong.
O disco alcançou o topo das paradas na Grã-Bretanha, para onde ele se mudaria — uma versão da música gravada por Sly and Robbie com o Simply Red ajudaria a espalhar seu nome. Rastafari como seus irmãos, ele disse, em depoimento ao documentário Land of Look Behind, de 1982:
— Rastafari é parte do meu negócio porque sem o rasta não haveria negócio. O rasta não é algo que você vai lá e se junta a ele. Não, é o próprio Jah que vai e toma você, foi ele quem me disse: Gregory, agora você vai me servir.
Gregory Anthony Isaacs nasceu em 15 de julho de 1951, em Fletchers Land, Kingston, Jamaica. Ele esteve no Brasil em 1999, no Via Funchal, numa edição nacional do Reggae Sunsplash Festival.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário