
Ao colocar clássicos regionais na rodada de encerramento do Brasileiro 2011, a CBF espera acabar com as "entregadas". Mas ao tentar solucionar um problema, a entidade pode ter criado outro: a segurança. Tanto no Rio quanto em São Paulo, dois clássicos acontecerão no mesmo dia e horário (Corinthians x Palmeiras; São Paulo x Santos; Flamengo x Vasco; Fluminense x Botafogo). Os confrontos são motivo de preocupação para as polícias dos dois estados.
"São Paulo não tem a menor condição de abrigar dois clássicos ao mesmo tempo. Não me lembro de caso como este aqui. É um risco desnecessário. Vamos pedir à Federação que interceda junto à CBF para que isso não aconteça. Mas teremos de acatar caso a resposta seja negativa", atestou o tenente-coronel Carlos Savioli, responsável pela segurança em dias de jogos na capital paulista.
No Rio, a PM assegura que pode manter a paz, mas admite que será um esforço desnecessário.
"Vai ter um desgaste muito grande e um problema logístico para fazer a escolta das torcidas. Teremos que dobrar o efetivo nas ruas, cancelar boa parte das folgas e solicitar mais viaturas", conta o major Marcelo Malheiros, comandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), que conta um projeto do governo para situações semelhantes.
"Já de olho na Copa 2014, o comando da PM vai criar um batalhão para cobrir eventos de grande porte. Assim não será preciso cancelar folgas dos policiais", ponderou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário