quarta-feira, 30 de março de 2011

Comissão aprova voto no partido e não no candidato

A Comissão de Reforma Política do Senado aprovou nesta terça-feira (29) o modelo de sistema eleitoral proporcional com lista fechada. Isso significa que, na proposta que será levada para votação em plenário, o eleitor não votará mais diretamente no candidato e sim no partido político. Com isso, os defensores da proposta esperam que os partidos sejam fortalecidos e as campanhas facilitadas. "Fortalece os partidos, nós vamos baratear a campanha e criar condições para o financiamento público", disse o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE) - um dos maiores defensores da proposta aprovada.

No sistema proporcional com lista fechada, a legenda prepara uma lista por ordem de candidatos prioritários e definida em convenção partidária. De acordo com o número de votos que o partido receber, será definido os eleitos dentro da lista. Por exemplo, um estado que tenha a representação de dez deputados na Câmara Federal e teve 20% dos votos terá os dois primeiros candidatos de sua lista eleitos.

Com as coligações partidárias proibidas pela mesma proposta de reforma, o eleitor passa então a votar diretamente em uma legenda, sem correr o risco de eleger algum candidato de outro partido. Por outro lado, o cidadão não sabe previamente quais candidatos exatamente estará elegendo, apesar de ter conhecimento da lista completa do partido. O modelo só vale para as eleições de deputados - federais, estaduais e distritais - e vereadores.

Nenhum comentário: