quarta-feira, 30 de março de 2011

Seminário discute vulnerabilidade da mulher diante do HIV/AIDS


O direito à cidadania das soropositivas, assim como a importância da parceria na prevenção às DST/AIDS junto às ONGs. Estes foram alguns dos principais temas do II Seminário sobre a vulnerabilidade da mulher ao contágio de HIV/AIDS e do I Encontro para cidadãs positivas.

O evento, iniciado terça-feira(29), foi promovido pelo Centro de Referência Júlio Brito, em conjunto com a Coordenação Municipal DST/AIDS. Durante dois dias, especialistas na área de saúde discutiram amplamente a questão da contaminação entre mulheres.

Um dos assuntos tratados no primeiro dia foi sobre a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com o HIV/AIDS (RNP+Brasil), cuja atuação proporciona aos portadores do vírus a oportunidade de se tornarem os principais protagonistas da luta conta a AIDS no país. É o que destacou uma das coordenadoras do evento, a enfermeira Maria Vitória Gonçalves

Especialista em saúde coletiva e mestranda em HIV/AIDS, Vitória foi uma das palestrantes que abordaram a importância da mulher para a prevenção das DSTs junto à família. Para ela, prevenir e controlar a epidemia de doenças sexualmente transmissíveis são ações necessárias envolvendo organizações da sociedade civil.

Nenhum comentário: