segunda-feira, 14 de março de 2011

Falta de infraestrutura prejudica programas de Educação no interior


A precária situação das estradas vicinais de Ilhéus vem causando transtornos no desenvolvimento dos programas educacionais do município. A constatação é da secretária da Educação da Prefeitura de Ilhéus, professora Lidney Campos, que tem envidados esforços no sentido de manter o calendário escolar dentro da normalidade, apesar das condições adversas enfrentadas.

Informa a secretária Lidney Campos, que nos distritos e zona rural de Ilhéus existem em funcionamento 13 escolas nucleadas com 80 salas de aula, que abriga uma população de cerca de 7 mil alunos. “Tem sido bastante difícil cumprir nossa carga de trabalho, devido à dificuldade de acesso dos alunos às escolas, o que contribui negativamente para a evasão escolar”, frisa.

Ilhéus possui cerca de 1,1 mil quilômetros de estradas vicinais, cujas condições de tráfego são dificultadas nos períodos de chuva, impedindo não só o transporte de alunos e professores, bem como da merenda escolar e outros insumos utilizados. “Pior do que isso é o afastamento dos pais de alunos, o que impede o exercício completo da práxis pedagógica, através de palestras, dentre outras atividades que devem ser desenvolvidas”, ressalta.

Nenhum comentário: