
O deputado estadual coronel Gilberto Santana (PTN) apresentou moção de congratulações aos almadinenses que comemoram amanhã, 15 de março, 49 anos de emancipação político-administrativa do município. “Esta é uma homenagem que faço a uma população pela qual tenho especial carinho e apreço e porque conheço a sua história. O marco da sua história foi consagrado no dia 15 de março de 1962, através de Lei Estadual, recebendo a denominação de Almadina”, afirmou o parlamentar destacando a história da cidade.
Município criado em 1962, seu desbravamento ocorreu no início do século XIX, com a chegada de aventureiros à procura de terrenos férteis para a prática agrícola. Formou-se, então, o povoado de Pouso Alegre, tornado Vila em 1953, que passaria a denominação de Almadina, mas integrando o município de Coaraci. O município foi criado com partes dos distritos de Almadina e de Coaraci, desmembrados deste e elevada à categoria de cidade quando da criação do município.
O município de Almadina - que anteriormente pertencia a Coaraci -, após a sua emancipação se transformou numa das mais aconchegantes cidades do Sul da Bahia, cercada por lindas serras típicas da Mata Atlântica. A sua população é de mais de 8.256 habitantes e com 248 KM2 de área. Sua economia, antes cacaueira, atualmente é baseada na produção de pequenos agricultores. Seu povo é trabalhador e hospitaleiro”, enfatizou o parlamentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário