
A busca incessante do mundo inteiro, incluindo o Brasil e a Bahia, pela diversificação das matrizes energéticas é um dos assuntos de destaque do programa de rádio do governador Jaques Wagner desta terça-feira (22), que anuncia a inauguração, nesta quarta (23), da usina Termoverde Salvador, localizada dentro do Aterro Sanitário Metropolitano, na CIA/Aeroporto. A empresa vai usar o gás gerado pelo lixo no local para produzir energia elétrica e pretende beneficar 300 mil pessoas sem causar danos ao meio ambiente.
Wagner fala ainda do encontro que teve com empresários norte-americanos durante a recente visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao País, confiando que os contatos vão gerar novas parcerias e consequentemente mais investimentos para o estado. Segundo o governador, o chefe do governo norte-americano manifestou o desejo de voltar ao Brasil e, desta vez, visitar também a Bahia.
Uma das empresas com a qual Wagner manteve contato, em Brasília, fornece produtos e insumos para a refinaria e estaleiros. O estado baiano está a caminho de implantar o Estaleiro Enseada do Paraguaçu, no município de Maragogipe, às margens do Rio Paraguaçu. A licença inclusive já foi concedida pelo Ibama e vai permitir que o estado construa plataformas de petróleo.
Energia nuclear - O governador dedica boa parte do programa à questão das matrizes energéticas, enfatizando que o Brasil é reconhecido como um dos países com as fontes geradoras de energia mais limpa, mais verde do mundo.
Sobre a terceira usinar nuclear, o governador diz que é um assunto a ser discutido, mas acentuou que a Bahia tem potencial para abrigá-la por possuir a maior mina de urânio do País, em Caetité (Lagoa Real).
Nenhum comentário:
Postar um comentário