sexta-feira, 11 de março de 2011

Terremoto do Japão pode ter deslocado eixo da Terra


O devastador terremoto de 8,9 graus de magnitude na escala Richter que abalou nesta sexta-feira o Japão pode ter deslocado em quase 10 centímetros o eixo de rotação da Terra, segundo um estudo preliminar do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) da Itália.

O INGV, que desde 1999 estuda os diversos fenômenos sísmicos registrados na Itália, como o devastador terremoto da região dos Abruzos de 6 de abril de 2009, explica em uma nota que o impacto do terremoto do Japão sobre o eixo da Terra pode ser o segundo maior de que se tem notícia.

"O impacto deste fato sobre o eixo de rotação foi muito maior que o do grande terremoto de Sumatra de 2004 e provavelmente é o segundo maior, atrás apenas do terremoto do Chile de 1960", diz o comunicado.

Entre 200 e 300 pessoas morreram na província japonesa de Miyagi (leste) por causa do tsunami provocado pelo terremoto do Japão, mas ainda há 349 desaparecidos em todo o território japonês. Teme-se que o número de mortos aumente, já que há edifícios destruídos em várias regiões.

2 comentários:

Anônimo disse...

Citar a fonte de onde foi retirada esta notícia!

Anônimo disse...

Deslocamento do eixo da Terra por quase dez centímetros. Esse tipo de notícia requer um gráfico para possibilitar o leigo entender o que a notícia quer transmitir. Fico pensando o eixo da Terra se deslocou 10 cm em relação ao que? A Terra está no espaço se movendo em torno do Sol, então como é que é possível o eixo da Terra se deslocar em torno de dez centímetros?