“Condição Docente: Representações do presente” é o título da dissertação defendida pela professora Elenice de Brito Teixeira Silva, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no programa de pós-graduação em Educação “Conhecimento e inclusão social” nível Mestrado. Os seus orientadores foram os professores/Drs. João Valdir Alves de Souza e Isabel de Oliveira e Silva.
A professora Elenice graduou-se em pedagogia, na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, a sua pesquisa priorizou trajetórias profissionais de cinco professoras e um professor em exercício na educação infantil no município de Ilhéus/BA, buscando interpretar as representações da prática educativa expressas nas narrativas desses sujeitos.
“Nessa perspectiva, busquei a possibilidade de reconstituição das expressões, palavras, silêncios, atitudes, sentimentos e conhecimentos que perpassam as práticas de professoras da educação infantil e que traduzem concepções e sensibilidades docentes. Parti do pressuposto de que existe um conjunto de discursos que, de alguma maneira, ajudam a construir as representações sobre essa prática. São discursos sobre a mulher, a divisão do trabalho, a criança e o magistério, muitas vezes respaldados em concepções naturalísticas, religiosas e políticas que integram as práticas sociais e ajudam a construir, manter e também superar as identidades docentes.”
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