terça-feira, 20 de setembro de 2011

Ficc anuncia projetos para a cultura em Itabuna


A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) vai lançar no próximo sábado, dia 28, a Quarta Cultural, um projeto que terá a participação de todos os artistas locais a ser desenvolvido no Bar Lá em Casa, anexo à sede da Fundação, na praça Laura Conceição. Esta é uma das propostas que atual diretora da Ficc, Sandra Carvalho de Souza implanta para incrementar a cultura no município.

Ela também adiantou que já está em fase de conclusão o programa para a II Conferência Municipal de Cultura que será realizado no final deste mês em Itabuna. O evento tem como tema “Planejar para Construir”. Sandra disse que a conferência é um grande anseio da classe artística e de pessoas envolvidas direta ou indiretamente com a cultura em todas suas manifestações.

“O evento corresponde a um dos Elementos Constitutivos dos Sistemas de Cultura, pois se trata de uma reunião realizada entre o poder público e a sociedade, encarregada de avaliar as políticas culturais e propor diretrizes para o plano de cultura”, justificou.

Outra iniciativa da Ficc que tem beneficiado famílias em vários bairros da cidade, é o Projeto Arte Nos Bairros que é realizado por meio de oficinas de capoeira, flauta, violão, street dance, bateria, bordado, pintura,desenho e dança de salão.

O apoio

A Ficc também esteve presente como co-patrocinadora de um dos mais concorridos eventos em Itabuna, a Feira de Flores de Holambra realizada na Praça Otávio Mangabeira no início deste mês. Já no mês passado, a fundação apresentou um documentário sobre a Vida de Jorge Amado, em comemoração ao aniversário de vida do escritor grapiúna mais famoso da Bahia. O documentário foi um curta metragem de 40 minutos, apresentado no Centro de Cultura Adonias Filho.

As ações de incentivo a cultura implementadas na Ficc também viabilizou a participação dos artistas da Casa do Artesão Itabunense na Feira de Artesanato da Uesc. A presidente da Ficc também visitou a Biblioteca Municipal Plínio de Almeida, para a qual tem projetos para melhoria da qualidade do atendimento e melhor aproveitamento do espaço cultural. “Estamos abertos a visitação pública, a sugestões e projetos que nos ajudem a transformar a cultura grapiúna numa grande referência regional, participativa e bem dinâmica como Itabuna merece”.

Nenhum comentário: