A 8ª Conferência Estadual de Saúde e que teve como o tema central “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”, foi encerrada ontem, dia 15 de setembro, no Centro de Convenções, em Salvador, com boas perspectivas para Itabuna, que reivindicou a retomada da gestão plena da saúde e mais recursos para investimentos no atendimento à população, segundo o secretário Municipal da Saúde, Geraldo Magela.
Ele destacou a importância da mobilização dos secretários municipais da saúde no sentido de implementação de projetos e captação de mais recursos para o setor.
Citando como exemplo o caso de Itabuna, Magela lembra que o município tem investido cada vez mais na atenção básica, mas mesmo assim, em função da demanda de crescente de serviços, “há a necessidade de um maior aporte de recursos do governo federal e do Estado, uma vez que os municípios é que sustentam estes serviços”, argumentou.
Reformas
Geraldo Magela ressaltou ainda, a discussão com representantes do governo federal e do estado para o aporte de recursos para reforma e ampliação dos postos de saúde do município e do investimento de mais R$ 3 milhões para a criação de mais 90 leitos no Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães, que é uma referência para pacientes de mais de 120 municípios. Ele conta que também foi procurado por secretários de municípios da região interessados em formatar uma pactuação com Itabuna na área da saúde.
Outro ponto importante para o secretário foi com relação ao debate sobre a necessidade de fortalecimento dos hospitais da rede pública, evitando assim a terceirização e a conseqüente privatização dos serviços, fazendo cumprir o que determina a lei 8.080, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário