quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Ilhéus vai receber mais duas mil unidades do Minha Casa, Minha Vida


Mais duas mil residências populares serão construídas em Ilhéus através do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, beneficiando famílias com renda de zero até três salários mínimos, que há anos tinham o sonho da casa própria. A ampliação do programa se tornou possível após a assinatura do termo de adesão pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, ao programa Minha Casa, Minha Vida 2, entre os governo Federal e Estadual em solenidade realizada recentemente na União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador.

Newton Lima comemorou o aumento de pessoas que serão beneficiadas em Ilhéus com a nova etapa do programa e assegurou que novos contatos e parcerias estão sendo feitas com os governos Federal e Estadual com o objetivo de reduzir o déficit habitacional na cidade. Em Ilhéus cerca de cinco mil pessoas deverão ser contempladas diretamente com o Minha Casa, Minha Vida. No ano passado, mais de seis mil pessoas se inscreveram no programa. Após o cadastramento, a Secretaria de Assistência Social encaminhou toda a base de dados para a Caixa Econômica Federal, que se responsabiliza pela escolha dos beneficiados, atendendo a critérios de seleção determinados pela política nacional de habitação social.

Obras em andamento - Em Ilhéus algumas obras já estão avançadas e deverão ser iniciadas já no início do próximo ano, com é o caso das unidades habitacionais estão sendo construídas em área localizada no quilômetro 5 da rodovia Jorge Amado, nas proximidades do bairro Banco da Vitória. A obra vai gerar três condomínios: os residenciais Morada das Brisas, com 496 unidades habitacionais; o Morada das Águas I e II, com 488 e o Moradas do Porto, com 292 unidades.

O Residencial Morada das Brisas terá 31 prédios, cada um deles com 16 apartamentos. As unidades serão dotadas de sala, cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço. Já os residenciais Morada das Águas e do Porto serão empreendimentos mistos, com prédios compostos por térreo e três andares, prédios com térreo e um andar, villages com unidades geminadas (tipo de residência simétrica que compartilha parte da estrutura e telhado com outra, com o mesmo arranjo interno invertido uma para a outra). Os condomínios contarão com uma grande infraestrutura dotada de ruas pavimentadas, áreas verdes e de lazer, ponto de parada de ônibus, quadra esportiva, creche e posto de saúde.

Teotônio Vilela - Além do Minha Casa, Minha Vida, Newton Lima também destacou outros programas que estão sendo desenvolvidos na cidade para diminuir o déficit de moradias em Ilhéus , como a construção das 272 unidades habitacionais no bairro Teotônio Vilela, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Tudo isso sem contar com as 126 casas que estão sendo construídas também no Teotônio Vilela, através do Programa HBB, destinadas à transferência da população carente atingida pela queda de barreira nos altos e morros e demais áreas de risco. “Nos próximos dias faremos a entrega dessas casas, iniciando, assim, a reparação de um dos mais graves problemas do cidadão que é o de não possuir uma moradia digna”, adiantou o prefeito.

Nenhum comentário: