quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Estudo: refluxo causado pela obesidade aumentaria índice de câncer


A obesidade pode causar uma série de problemas à saúde, incluindo diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Uma pesquisa feita na Noruega descobriu que a doença provocou o aumento em 50% das pessoas que sofrem refluxo nos últimos dez anos. O problema é que o refluxo ácido pode desencadear o câncer esofágico. As informações são do Daily Mail.

O refluxo acontece quando o ácido do estômago vaza para o esôfago causando azia. O problema está associado à obesidade, dietas ricas em gordura, álcool e tabagismo.

A proporção de pessoas que sofrem o problema passou de 11,6% entre 1995 e 1197, para 17,1% entre 2006 e 2009, segundo o estudo. Mulheres correm mais risco do que os homens de desenvolver o refluxo. Pessoas de meia idade sofrem os sintomas mais graves, de acordo com a pesquisa que envolveu cerca de 30 mil pessoas na Noruega.

Os pesquisadores da Noruega, Suécia e do King College London disseram: "o aumento da prevalência de refluxo ácido é alarmante, porque ele provavelmente irá contribuir para o aumento da incidência de câncer do esôfago". Os especialistas alertaram que pessoas com episódios persistentes de refluxo devem procurar ajuda médica.

Nenhum comentário: