quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Projeto Formando Constelações encerrou ciclo de capacitação 2011


Tido como uma das mais audaciosas iniciativas no âmbito da educação integrada implementada no interior do Estado, o Projeto Formando Constelações (PFC), desenvolvido nas escolas da rede pública municipal e estadual, e da rede particular de ensino de Itabuna encerrou no último mês de novembro o ciclo de formação 2011, destinada aos educadores que atuam como multiplicadores, na perspectivas de subsidiar o planejamento e a execução das atividades desenvolvidas nas unidades escolares.
Os encontros de capacitação 2011 do PFC estiveram focados na temática “Formando-me Estrela para Formar Constelações”, trabalhada a partir dos fundamentos e metodologia da Educação Integrada – humana, didática e religiosa. O objetivo, segundo a coordenação geral do PFC, Erenita Cristina Araújo, é promover uma educação baseada nos valores humanos, na perspectiva de atender, partir de uma prática educativa mais consciente e eficaz, o cumprimento da Lei Federal que estabelece às regras para o ensino religioso nas escolas brasileiras.

Formar constelações

A coordenadora explica que a necessidade de formar constelações surgiu quando as primeiras civilizações precisaram de se orientar no espaço e no tempo, tendo então começado a “organizar” o céu. “Hoje, a necessidade de formar ‘constelações’ surge porque precisamos urgentemente criar um mundo de estrelas que priorize a Educação Integrada baseada nos Valores Humanos (éticos e espirituais), e que sejam capazes de reorganizar os espaços escolares e construir a paz na família e na sociedade, a partir da escola”, enfatiza.
As professoras Hélen de Deus e Claudice Montargil, que integram a equipe do PFC, ressaltam que ao longo do ano de 2011 foram trabalhados diversos temas tais como: Educação Integrada – Identidade e Epistemologia; Metodologia da Educação Integrada; Ensino Religioso nas Escolas – História e Leis que fundamentam; Diversidade Cultural e Religiosa – Conhecer para conviver em paz.

Promovendo mudanças
Atuando como docente na Escola Nossa Senhora de Fátima, a professora Marise Muniz Limeira ressalta que a inserção do Projeto Formando Constelações naquela unidade escolar vem provocando uma série de mudanças entre os alunos e a equipe escolar, que podem ser perceptíveis tanto no comportamento dos alunos, quanto na maneira de agir dos docentes.
“Além de ter se transformado em ponte entre o aluno, a escola e a família, o Formando Constelações fez com que, nós professores, passássemos a ter um olhar diferenciado sobre a Educação Integrada. Com isso foi necessário repensarmos a nossa prática docente, oferecendo aos nossos alunos mais que aprendizagem, o acolhimento e o respeito que, às vezes, ele não encontra no seio da família e na comunidade”, argumenta Marise.

Nenhum comentário: