A família de Líbio Chaves Mendonça, de 22 anos, baleado em Guarajuba na madrugada deste domingo (8), decidiu doar os órgãos do jovem nesta terça-feira (10), de acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab). A morte cerebral foi confirmada por neurologistas na manhã de hoje após o terceiro exame do protocolo de morte encefálica, aberto por uma equipe de médicos do Hospital Geral do Estado (HGE).
Os exames clínicos e complementares foram feitos durante intervalos de tempo variados, desde a tarde de ontem, para identificar se ainda havia respostas aos estímulos cerebrais. Até 12 pessoas podem se beneficiar com a doação de órgãos e tecidos de Líbio, que devem ser retirados ao longo da tarde de hoje.
Após a retirada dos órgãos, o corpo de Líbio deve ser encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para a conclusão do laudo médico e criminal.
O jovem foi baleado na madrugada de domingo (8) na Praça de Guarajuba e socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE). Apesar de familiares terem comunicado a morte do rapaz na noite do domingo, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) aguardou a conclusão do protocolo de morte encefálica.
Crime
Segundo o delegado, Líbio saiu em defesa de um amigo que foi agredido com um soco por um homem que chegou ao local em uma motocicleta. “Um dos homens desceu da moto já dando um soco no amigo de Líbio", diz o delegado. A vítima foi defender o amigo e investiu contra o agressor, que já sacou a arma e atirou no jovem. "Nós estamos achando que ou eles foram confundidos com alguém ou foi aquela rixa que existe entre os moradores locais e os visitantes", explica Borba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário