'Você está grávida e quer pintar o cabelo? Nem pensar!'. Qual a gestante que nunca ouviu essa frase? Ela é típica e até quem ainda não é mãe já sabe muito bem que a recomendação para qualquer amiga ou pessoa próxima é sempre a mesma: jamais! Para as mulheres mais vaidosas, não é fácil lidar com as prescrições dessa fase.
Apesar da proibição do produto, ao menos durante alguns meses, elas podem ficar belas, sim. Mas para isso basta escolher os produtos adequados e recomendados para grávidas. Enquanto tinta, escova progressiva e alisamento estão vetados, a boa notícia é que o uso de tonalizante, henna, chapinha e procedimentos como hidratação e nutrição estão liberados. Comemorem, meninas!
"As substâncias presentes nesses procedimentos vetados são prejudiciais. Isso porque a química utilizada pode penetrar no organismo e causar danos ao bebê, seja através da placenta ou do leite materno. As consequências são ainda maiores se alguns desses cuidados com a beleza são feitos nos primeiros meses de gravidez. Especialistas alertam que ainda há riscos para a criança, mesmo depois de nascida, se a mãe aplicar química nos fios durante a amamentação", orienta doutora Inaê Cavalcanti, dermatologista especializada em cabelos.
“Todas essas escovas [de chocolate, mel, açúcar, marroquina etc] são prejudiciais. E quanto aos produtos liberados, só devem ser aplicados após o terceiro mês de gestação", lembra o cabeleireiro do Shades Studio, Elso Camargo.
“No entanto, precisam ser livres de amônia - vilão das gestantes - e, assim como o formol, não podem ser inalados", reforça. Por sua vez, mechas e outros procedimentos que só tingem alguns fios, desde que não cheguem na raiz, podem ser feitos, segundo o profissional. "E os produtos com queratina também são seguros durante essa fase, já que trata-se de proteínas que não são tóxicas”, explica Elso Camargo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário