terça-feira, 21 de julho de 2015

Não há caso de Guillan Barré associado a vírus, diz SSA Itabuna

A Secretaria Municipal da Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, informa para esclarecimento da população que até agora foram notificados apenas três casos suspeitos da Síndrome de Guillian-Barré em Itabuna. Desses, dois casos são de outros municípios. 

O caso do município de Itabuna foi confirmado pela Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) como Síndrome de Guillian-Barré, mas sem histórico anterior de Dengue, Zika ou Chikungunya podendo ser determinado como de outros eventos neurológicos. A Secretaria Municipal de Saúde ainda aguarda laudos médicos. A Bahia está em alerta com a epidemia de três doenças diferentes no estado: Dengue, Zika e Chikungunya. 

As três doenças são adquiridas e transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue, ou seu primo, o Aedes albopictus. Há também no estado a confirmação de casos da Síndrome Guillain-Barré, doença autoimune provocada por reação de defesa do organismo após doença infecciosa aguda. A Secretaria Municipal de Saúde aproveita também para informar que o município de Itabuna não tem nenhum caso confirmado de Chikungunya. 

Atualmente são 2.955 de Dengue e 46 casos de Zika – confirmados através de exames clinico e epidemiológico. A única forma de evitar essas três doenças é com o combate do mosquito, por meio da eliminação dos criadouros nas casas, no trabalho e nas áreas públicas. Uma tarefa de todos. Em caso de dúvida o contato com a Vigilância Epidemiológica deve ser através do telefone 3617-5692.

Nenhum comentário: