terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Moradores comemoram mudança de vida no bairro Maria Pinheiro
O bairro Maria Pinheiro é um dos mais pobres de Itabuna e sempre ostentou a fama de comunidade violenta e sem perspectivas. Muitos de seus moradores vieram da zona rural, expulsos pela decadência da lavoura cacaueira. Para eles, o presente era carregado de transtornos e o futuro cheio de incertezas.
Nesse momento, o Maria Pinheiro começa a viver uma transformação. Caminhos por onde carros não passavam estão virando ruas, que dentro de pouco tempo serão pavimentadas; o velho e ineficiente sistema de esgoto condominial está sendo substituído por uma rede de saneamento convencional, de qualidade; 190 barracos estão sendo substituídos por casas de alvenaria; e encostas já são protegidas por muros de contenção.
O cenário no bairro muda velozmente e, em consequência, melhora a expectativa da população. Com um nome que expressa o que ela traz no coração há 25 anos, a dona de casa Santa Esperança Nascimento, conhecida como Santinha, não vê a hora de entrar em sua casa nova. A construção, na Rua Central, está quase pronta, com sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço. Bem diferente do barraco de apenas um cômodo, separado por cortinas improvisadas, onde ela vive hoje com seus três filhos.
As obras no Maria Pinheiro são fruto de uma parceria da Prefeitura de Itabuna com o Ministério das Cidades, contando com recursos de R$ 4,7 milhões do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). Além dos investimentos em infraestrutura, o projeto contempla ações voltadas à melhoria da qualidade de vida. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e a Emasa realizam a parte física da intervenção.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário