sexta-feira, 11 de junho de 2010
Campanha pela assinatura da carteira de trabalho ganha as ruas de Itabuna
Estudo do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) constatou que, apesar do crescimento na oferta de emprego no país e no estado da Bahia, aumentou a contratação de assalariados sem carteira assinada.
Ainda segundo o estudo, cerca de 20% dos assalariados que trabalham no comércio não têm carteira assinada. Em Itabuna, onde o comércio é o principal setor econômico, esse percentual chega a 30%.
“O trabalhador fica privado de muitos direitos constitucionais sem a assinatura da carteira”, afirmou Jairo Araújo, presidente do Sindicato dos Comerciários de Itabuna. “Só para ilustrar, podemos citar seguro desemprego, FGTS, 13º salário, férias, aviso prévio, aposentadoria, etc.”, elencou Araújo.
Como parte da agenda de mobilização da campanha, diretores do sindicato ocuparam as principais vias comerciais do centro da cidade com a distribuição de peças da campanha, como adesivos e folders. Na próxima semana, o sindicato levará a campanha para os principais bairros de Itabuna.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário