sexta-feira, 11 de junho de 2010

Segurança pública da Bahia ganha mais 2.146 policiais militares


Nesta sexta-feira (11), 2.146 novos policiais militares estão atuando nas ruas de Salvador, região metropolitana e interior, reforçando a segurança pública em toda a Bahia. Os soldados estão trabalhando em estágio supervisionado, em ações ostensivas coordenadas por policiais experientes.

Somente na capital e RMS, são 651 policiais, que receberam as primeiras orientações em solenidade simbólica realizada no Farol da Barra. Os demais, 1.495, estão espalhados em outras cinco regiões da Bahia, em cidades como Paulo Afonso, Juazeiro e Senhor do Bonfim.

“Os soldados atuam no policiamento ostensivo aberto, onde sua presença contribui para inibir a prática do crime, e em eventos de grande porte, como festas populares e jogos de futebol. Todos estão muito bem preparados para isso”, afirmou o coordenador de Operações da Polícia Militar, coronel Zé Eliomar.

Essa preparação foi garantida ao longo do Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, cuja última etapa obrigatória consiste justamente no estágio supervisionado. Para chegar até ela, todos os policiais, que ingressaram na corporação em concurso realizado em 2008, passaram por aulas teóricas e atividades práticas de policiamento ostensivo.

“Estou tranquilo e me sinto preparado para colocar em prática tudo o que aprendi durante o curso. Recebi aulas de tiro, de abordagem, de policiamento comunitário, defesa pessoal. Agora vou executar toda essa aprendizagem”, comentou o soldado Queiroz.

A ação representa mais uma resposta do governo da Bahia ao problema nacional da violência. De acordo com o secretário da Segurança Pública, César Nunes, a incorporação do novo efetivo integra um conjunto de medidas que está em implementação durante mais de três anos para combater o crime no estado, com aporte financeiro de quase R$ 2 bilhões.

Nenhum comentário: