Itabuna saiu na frente e comemorou, antecipadamente, no ultimo dia 8, o Dia Internacional de Luta contra as Hepatites. A programação elaborada pela Coordenação Municipal de DST/Aids (CMDST) da Secretaria Municipal de Saúde, incluiu uma capacitação profissional do Centro de Triagem e Aconselhamento pela hepatologista Sueli Cistina Pereira, além de uma mobilização em combate à doença, que atinge hoje milhares de pessoas em todo o país.
A capacitação, realizada na própria coordenação, foi direcionada inicialmente aos profissionais que atuam no Centro de Referência Dr. Julio Brito e em seguida aos que trabalham em salões de beleza, sobretudo aqueles que prestam serviço de manicure e pedicure. Eles participaram de palestras feitas por técnicos e especialistas, fizeram testes rápidos para detectar a Hepatite C e HIV e ainda receberam kits de prevenção e brindes.
A coordenadora do CMDST/Aids Maria Vitória Ramos Gonçalves, informa que a Hepatite C é uma doença inflamatória do fígado, causada por um vírus denominado VHC (vírus da hepatite C) e ainda não existe vacina para a doença.
Ela lembra que a transmissão pode acontecer quando o sangue contaminado pelo vírus da hepatite C (VHC) penetra na corrente sanguínea de um indivíduo sadio, por isso, segundo ela, a importância de preparar e informar os profissionais que trabalham em salão de beleza, principalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário