O carnaval de Salvador terá a percussão como tema em 2011. Segundo a Empresa Salvador Turismo (Saltur), a festa de abertura será feita no Largo do Pelourinho e contará com integrantes do Olodum e do grupo feminino de percussionistas da Banda Didá. A folia momesca também vai prestar homenagens a ícones da cultura baiana como os músicos Válter Aragão França, o Mestre Prego, e Antonio Luís de Souza, o Neguinho do Samba, reconhecidos pelo trabalho com instrumentos percussivos. Ambos faleceram em 2010 e 2009, respectivamente.
Claudio Tinoco, presidente da Saltur, disse que o plano do carnaval de Salvador está "saindo da fase de planejamento e entrando na etapa de produção executiva. Queremos sempre valorizar a cultura baiana e vamos dar evidência aos instrumentos de percussão em 2011. Queremos mostrar a espontaneidade do carnaval baiano, dando mais espaço para blocos de rua e aos 'arrastões' musicais, que já foram muito bem executados por Carlinhos Brown e Márcio Victor [Psirico]".
A citação de Tinoco faz referência aos 100 percussionistas, todos vestidos de azul e branco, que seguiram no chão, acompanhados de uma ala de baianas e comandados por Márcio, para homenagear Iemanjá em fevereiro deste ano. Em 2008, Brown conduziu cerca de 250 percussionistas do grupo Zárabe para prestigiar a rainha do mar. "Vamos fazer um grande encontro percussivo e gostaria muito de ter o Carlinhos Brown como condutor desta festa", disse o presidente da Saltur.
Nenhum comentário:
Postar um comentário