![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCTnNApSLPHw9PX0LQ5sWfe21h6cLbrCLcw1UOWVcEhhXs47qgJSSco3g_CWzfHQzhyksGU_1NPWuu0HP5gdTVL8J0m-rqFN9Aj71JkbLKm4kgxDxNyAuTVIRAyHlnyZvjDocCv_1A4QM/s320/000000.jpg)
A história da vida do polvo Paul, que ganhou fama durante a Copa do Mundo da África do Sul acertando resultados das partidas e se tornando um dos principais personagens do Mundial, será retratada em filme a ser lançado pela cineasta Jiang Xiao. Com o nome de "Quem matou o polvo Paul?", a obra vai mostrar a popularidade do molusco nos momentos decisivos do torneio, que teve transmissões ao vivo de suas "premonições" e vai até o dia de sua morte, que pretende levantar polêmica sobre a veracidade dos acontecimentos.
Em entrevista ao jornal inglês Guardian, Xiao afirma ter feito pesquisas que o permitem concluir que Paul morreu antes do término da Copa do Mundo, e não nesta terça-feira, como foi divulgado pelo aquário alemão Oberhausen Sea Life Center, onde vivia o animal. "Para o filme, nós fizemos muitas investigações e eu estou 60%, 70% certa de que Paul morreu em 9 de julho e os alemães estão encobrindo isso desde então".
Caso a cineasta esteja certa, o cefalópode parou de dar seus palpites certeiros dois dias antes da decisão do Mundial entre Holanda e Espanha, que teve os espanhóis como campeões, assim como já havia adiantado o animal. Outro acerto do "oráculo da Copa" e que teria sido feito por um "dublê" foi a decisão de terceiro lugar entre Uruguai e Alemanha, novamente adiantada por Paul ao escolher o pote com comida que tinha a bandeira alemã.
Questionada pelo jornal como o aquário poderia manter viva a farsa que ganhou o mundo na reta final da Copa da África do Sul, a cineasta justifica que os polvos "parecem todos iguais e é impossível saber a diferença". Xiao ainda deixa clara uma desconfiança aos alemães dizendo que, desde o início da produção, manteve contato com os profissionais que cuidavam de Paul. "Me pareceu que eles estavam com medo", disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário